BLOG

PokerBlog com os instrutores do Universo do Poker.

Reflexões

Aplicação do conhecimento

PUBLICADO POR Diógenes Malaquias , EM 28.03.2011

E aí, pessoal! Beleza?

Esses dias eu estava pensando sobre a capacidade das pessoas de aprender e aplicar uma informação que é dada a elas. Eu estava pensando nisso porque hoje em dia no mundo do poker as informações estão muito difundidas e mesmo assim nós não vemos top players surgindo a todo instante.

Eu pude observar que quanto mais velha a pessoa e quanto mais dinheiro ela possui mais resistência ela tem de aceitar o raciocínio dos outros, mesmo se esse dinheiro veio de fora do poker.

Outro ponto é o coaching. Eu conheço pessoas que já fizeram dezenas de aulas de coach com os melhores jogadores do Brasil e hoje mal mal batem uma nl200 ou nl100.

Eu penso que esse fato ocorre porque as pessoas têm dificuldade em aceitar o raciocínio dos outros e isso vem do orgulho, cabeça dura e tal…

E vocês, o que acham? Mesmo com todas essas informações disponíveis, por que tantas pessoas não aprendem e se tornam vencedoras?

Diógenes Malaquias.

Diógenes Malaquias

PUBLICADO POR Diógenes Malaquias

Diógenes Malaquias é jogador profissional de cash games desde 2005. Hoje, além de trabalhar como instrutor no Universo do Poker, joga regularmente nl400-nl600, é colunista da revista Card Player Brasil e estuda Engenharia de Produção.

13 comentários sobre "Aplicação do conhecimento"

avatar Uhtred_II

28.03.11 às 15:06

Cara, porque não basta gostar de jogar poker e querer ser vencedor para se tornar um. O poker exige de ti determinadas qualidades mentais (raciocínio, foco, paciência etc.) que uns têm mais que os outros, assim como em qualquer outro esporte ou profissão.
Então é natural que um cara que tenha toda grana do mundo pra jogar highstakes não consiga ser lucrativo, embora incansáveis horas de estudo e coach, mas isso se dá porque ele encontra uma barreira pessoal, orgânica, que não deixa ele evoluir mesmo com muito sacrifício.
É claro que os cabeças-dura e os orgulhosos, mesmo com grande facilidade para dominar as principais qualidades de um vencedor no poker, dificilmente serão lucrativos a longo prazo, mas isso é bem particular. O que eu acho na verdade é que, como qualquer outro esporte, uns nascem com o dom, outros tem bastante facilidade e outros tantos, como falasse, simplesmente não têm capacidade de passar da nl200.
Então, cara, mesmo um maluco que é fera, que tem todo o conhecimento necessário pra ser winner e que tem muita facilidade para tomar as melhores decisões, esse mesmo cara pode tiltar e vomitar todo lucro e ter que fazer move down. O sucesso no poker é composto por várias qualidades pessoais difíceis de encontrar todas reunidas numa mesma pessoa.
É por isso, a meu ver, que não é toda hora que surge um top. Pode existir vários potencialmente tops nos microstakes, mas pra quem não tem grana, chegar à nl1k com a variância que existe no poker, isso leva tempo.

avatar alau

29.03.11 às 01:12

Uma das coisas que acho bastante importante é ler um artigo e fazer anotações sobre ele e tentar incorporar no nosso jogo. Tenho um caderno somente para essa finalidade.

avatar Diógenes Malaquias

29.03.11 às 12:43

muito bom post unthred.

E alau, isso q vc falou eh interessante tbm. Eu mesmo já fiz por muito tempo.

avatar Maneh

30.03.11 às 17:15

Bah, soh vi esse post agora…

Velho, eu acho que nego eh cabeça dura mesmo e tem medo de aceitar novas verdades;

Uma vez eu discuti com um aluno meu, pq eu jah tinha falado p/ ele fazer tal coisa, umas 3-4 vezes jah em diferentes sessions; E mesmo assim ele nao parava de fazer;

Ai rolou +- o seguinte dialogo:

EU: – Velho, eu jah nao te falei umas 10 vezes p/ vc fazer isso ?! Pq vc não está fazendo ?!
Ele: – Ah, mas eu não gosto/nao quero fazer isso;
- Po, mas eu jah disse e te mostrei que isso eh lucrativo
- Ah, mas eu nao gosto mesmo assim
- Po, se vc tah me pagando p/ falar o que vc tem que fazer, eh pq vc deve confiar em mim/no meu jogo; Logo, não faz sentido vc me pagar p/ te dar aula, não mudar sue jogo e continuar fazendo o que vc faz hj :S

Ou seja, o cara tava tendo aulas, mas não sei por que motivo, não quer enxergar novas verdades/horizontes/linhas de pensamento etc;

Eu acho que não tenho esse problema, pois as vezes que peguei coach, sempre tentei aplicar as novidades e coisas que iam de encontro com o que eu pensava; Mas eu canso de ver alunos cometendo o mesmo erro uma vez ápós a outra, mesmo qnd eu falo 100x que aquilo eh errado :S

avatar Diógenes Malaquias

30.03.11 às 19:26

Noh Maneh,

eh desanimante ver um aluno fazer o mesmo erro varias vezes.

eh bem como vc falou.

"WTF, mas eu ja nao falei 10x p vc nao fazer isso?"

avatar Yves

30.03.11 às 20:11

Acho que por N motivos tem pessoas que acabam por não assimilar os conteúdos que são passado. Conhecimentos simples, algo como matérias de escola… alguns vão melhor que outros. Agora imagine que o poker seja algo que além de precisar conceitos simples ainda tem que usar o psicológico e ainda imagem social.

Sério, não é pra qualquer um. Poker exige muita adaptação mental, muita atenção, muita luta. Não é fácil. E eu discordo totalmente que o estudo pelo estudo fará a pessoa ser winner no poker. Apoio que a pessoa tente, mas que não seja teimosa, que esteja atenta pra ver se consegue ou não. Poker está muito além da matemática e além do jogar o oponente… Algumas coisas da vida a gente é nosso maior obstáculo.

Tem um amigo meu que não aguenta mais o emprego… diz que não aguenta trabalhar desse jeito e eu digo "Cara, eu te ensino poker, aos poucos vc pode ir conseguindo." E ele diz "Eu nao sei jogar." Eu digo: "Nao quer jogar beleza, mas e aí tá fazendo oq pra não trabalhar em um trampo convencional?" … "Nada"

As pessoas não fazem o óbvio e é por isso que livros de auto-ajuda fazem tanto sucesso.

avatar CNN2020

30.03.11 às 23:13

poh, concordo quando falam q tem limitações para algumas pessoas, mas faz parte do desenvolvimento do jogador identifica-las e supera-las… e ser cabeça dura é uma delas…

eu acredito q se o cara corre msmo atras consegue muitas coisas…

mas não pense q é tarefa fácil…

uma coisa é INFORMAÇÃO e outra é o CONHECIMENTO

ex: o topico diz "Aplicação do Conhecimento" e o comentario é "a capacidade das pessoas de aprender e aplicar uma informação que é dada a elas."

vou explicar…

"O conhecimento resulta da interação entre o individuo, a informação q lhe é exterior e o significado q este lhe atribui. É, pois, resultado de um processo de construção q implica o sujeito q o constrói como o principal protagonista deste processo"
(tirei daqui… http://www.energiabalneario.com.br/antunes/texto5.pdf acho q o testo até é legal pra quem da coaching da uma olhada… rsrs)

eu mesmo ja vi por baixo uns 500 videos/aulas/artigos na internet, e li os dois livros de holdem do Leo Bello, além de 3 aulas com o maneh (muito bom por sinal)… e ainda não bato NL20
mas vejo q meu jogo melhora a cada informação nova q eu recebo…

ou seja:
vou pegar quantas veses forem nescessário as informações e vou transforma-las em conhecimento, e ai sim aplica-las naturalmente nas mesas de hi stake.

avatar Gaspar

31.03.11 às 04:11

Gostei desse post, serve bem para meu caso.

Vi no poker um problema que também tive no mercado de ações e que e motivo de muitas pessoas não conseguirem se adaptar aos dois.

A falta de controle! não controle sobre você mas sobre a situação, vou explicar:

No poker por mais que você estude e pratique ao máximo não é um jogo que te da sensação se controle. Porque ele fundamentalmente se baseia em rápida adaptação as circunstâncias. Você não sabe que cartas vai receber antes do flop e não sabe quantos vão entrar no pote nem de que forma, não sabe o que vai vir no flop etc etc.

E normal das pessoas gostarem de se sentir seguras e confortáveis, ter sensação de controle da situação como em outros esportes ou profissões.

Não que poker seja caótico e imprevisível, mas tem razão a partir do estatístico! E por isso requer grande amostragem coisa que normalmente no dia a dia não estamos acostumados a fazer.

Por isso como tendemos a ver as coisas com imediatismo e não como longo prazo, essa sensação de falta de controle gera a tendência a falsa tentativa de controle, ai e onde esta o erro. Tentar controlar algo que a principio não pode ser.

Percebi isso rapidamente no poker devido a minha experiência anterior com a bolsa de valores e estou tentando me adaptar a isso no poker. Mas penei bastante na bolsa de valores devido a necessidade de controle e segurança que não temos (no curto prazo).

Me desviei um pouco do assunto mas acho que esse também é um dos motivos que atrapalham uma maior compreensão do poker por algumas pessoas.

PS first post ;)

avatar Yamagutt

31.03.11 às 07:12

Nice post Diogenes.

Valeu pessoal discutindo isso.

Acredito que transformar informacao em conhecimento leva tempo e esse tempo eh individual. Cada um vai dmorar mais pra processar as informacoes, assimila-las e encaixa-las no seu jogo.

Eu mesmo ja tive coach/discuti poker com excelentes jogadores e cada um com visoes bem distintas do jogo. Confesso que ainda eh complicado encaixar todas essas escolas no meu jogo. Mas vai de tempo ir adaptando tudo.

Abs

avatar Uhtred_II

31.03.11 às 10:21

É isso aí mesmo, Gaspar. Concordo contigo.
Essa falta de controle a curto prazo assusta bastante, pelo menos certo que assusta aos que iniciam no poker.
Um bom livro que fala bastante sobre a imprevisibilidade do mercado de ações, e que li porque muita coisa dele se aplica ao poker, é "OS AXIOMAS DE ZURIQUE". Dá uma lida.

Mas voltando ao assunto do tópico… concordo contigo, CNN2020, quando falas "faz parte do desenvolvimento do jogador identifica-las e supera-las… e ser cabeça dura é uma delas…". No entanto, o Diógenes ao final questiona o fato de não surgirem frequentemente tops com tanta informação disponível, e é aí que vem a questão da limitação pessoal do cara, e com essa limitação não vai adiantar ele correr atrás, pois ele vai encontrar uma barreira física ou mental intransponível. É claro que é dever de quem quer se destacar em qualquer coisa superar suas dificuldades, mas se fosse assim, a todo momento surgiria um top para bater o Usain Bolt, ou o Garry Kasparov, ou qualquer outro top de qualquer outro esporte. Aliás, o poker ainda torna isso mais difícil de acontecer devido àquela falta de controle mencionada pelo Gaspar.

Então, cara, ele vai ter o conhecimento e até mesmo vai saber como aplicá-lo, mas não conseguirá da mesma forma que o Durr, Jungleman e o Ivey conseguem devido a sua limitação em um ponto bem específico, que não o impede de ser lucrativo na nl200, mas já na nl1k sim.

avatar stars3121

14.04.11 às 00:53

Adorei o posto. Apesar de ser “mais velha”, tento assimilar tudo que leio e estudo. Mas acredito que tem muito haver com a aptidão. Aquela história do dom. O cara tem ou não tem!!!

avatar leandrofire

16.08.11 às 18:06

Não li tudo que voces escreveram, por isso desculpem se falo bobagem aqui.
Eu tenho cabeça dura.
Assumo.
Sou muito inteligente (QI é pra lá da média dos gênios, esse é o motivo que me fez jogar poker, tenho que usar essa habilidade, que, nunca vi vantagem usar a inteligência pra ganhar dinheiro, gosto de usar ela pra trocar ideias e lecionar no meu humilde trabalho)
então, sou muito burro no Poker, na minha vida pessoal, tenho inteligência e sabedoria de sobra.
:)
(desculpem usar esse wink, é só pra paragrafear o post)
Bão, esse assunto dá livro…. Só vou puxar um fio dele: As crenças internas.
Como disse, sou inteligente mas não gosto de usar isso pra lucrar…
Isso é terrível.
Hoje, quando ganho, acho que to fazendo a coisa mais covarde do mundo.
Também não me visualizo jogando entre os TOPS, essa capacidade de acreditar em sí também atrapalha muito o aprendizado, ou colocar ele em prática.
É como ir a uma festa com uma roupa que não somos acostumados a usar, vamos sempre nos sentir esquisitos.
:)
Outro fato é o que eu penso do Poker ou do jogo apostado…
Muitos e muitos tem na mente a mesma coisa que eu tenho: O poker é um jogo daqueles caras que passam a noite toda bebendo cachaça, fumando, debaixo duma lâmpada suja, ambiente sujo e uma horda de gente mal-caráter por perto…
esse sujeito perde tudo que tem, chega em casa, briga com a esposa, bate no muleke e no papagaio, a vizinhança chama a polícia e ele vai dormir no xilindró.
É pra isso que eu acho que o Poker serve.
Aqui onde moro, nenhum, nenhum mesmo, amigo meu ta gostando de me ver jogando poker, e, todos eles tem uma história parecida.
Pais e pais de famílias perderam tudo no jogo.
Infelizmente essa visão ta cristalizada na cabeça da maioria das pessoas.
:)
Alguns não aprendem também porque veem no Poker chance de ganhar dinheiro fácil e tem preguiça de trabalhar.
Quando eu falo do Poker a meus estudantes, todos eles querem jogar…
mas quando eu mostro os livros que eu to estudando e o tempo que eu planejo passar estudando até DESCOBRIR SE EU TENHO TALENTO PRO POKER… eles dizem “ah professor, eu não vou jogar isso não”.
Muitos são assim,,,
acham que jogar é uma coisa de sorte…
:)
Ter mente aberta influencia muito.
Eu tenho essa mente, mas não levo muito as coisas a sério — que é algo mais que influencia, ninguém vai pra frente sem levar a sério, por enquanto o Poker é um passatempo pra mim, por isso que alguns conceitos eu não mudo, por enquanto. Acho que esse é um dos casos dos estudantes do Maneh… O quão eles estão levando isso a sério? — os resultados demorarão.
:)
Outro detalhe é o tempo…
Alguns conceitos se apreende por reflexo…
Eu mesmo, só agora após uns 3 meses jogando, parei com o excesso de slowplay…
às vezes também esqueço de ler o board, dia desses perdi pra um straight só porque esqueci de olhar o board…
Olha, dei donkada, eu sei, mas, em 3 meses estudando… creio que algumas donkadas vão acontecer mesmo…
board se ler no reflexo da mente, a gente acostuma tanto que ler sem nem reparar que leu.
Se o Maneh é meu professor, ele iria me tacá a palmatória… mas… isso é coisa do tempo mesmo.
:)

e por fim,,, não sei mais o que dizer :D

só ressalto os dois pontos na história minha…
Pretendo ganhar mesmo ou é só um passatempo?
Que crença eu tenho sobre mim mesmo e sobre o jogo?
:)

avatar diiogolopes

24.12.11 às 07:15

Vou discordar um pouco do fator orgânico. Acredito que com disciplina, foco e determinação as capacidades mentais são equiparadas. Vou puxar um filme, A procura da felicidade, que retrata uma história real onde um cara decido a ser corretor estudou, trabalhou de graça e passou por diversos bocados mas chegou lá e montou sua própria empresa (que vendeu por alguns milhões). Isso não foi resultado de uma mente brilhante e etc. Mas do esforço e da determinação do cara.

Mentes brilhantes existem, mas de nada adianta se o cara não estiver focado, determinado.
Abraços, pessoal. To curtindo muito o blog, ótimos post.

twitter_rss RSS FEED + TWITTER Você pode subscrever ao BLOG do Universo do Poker colocando seu email. Ou então você pode subscrever ao nosso RSS FEED ou nos seguir no TWITTER.

twitter

SIGA O TWITTER DO universo do poker

SUBSCREVA AO nosso RSS Feed

rss

POSTS MAIS populares

Loucuras com a grana do poker

Postado em 08.07.2010

Aplicação do conhecimento

Postado em 28.03.2011

Roqueiro na área!

Postado em 30.03.2011

Revisão de março e mão da NL5k

Postado em 05.04.2011

Donkaments e Mãos Polêmicas

Postado em 15.09.2010

POSTS MAIS recentes

Blefe fail, mas range lucrativo.

Postado em 03.06.2011

Mês de maio e análise de mão

Postado em 24.05.2011

Grind fail

Postado em 20.05.2011

Ótimo começo de mês!

Postado em 13.05.2011

Primeiro ano da filhona

Postado em 10.05.2011